Rádio Chapada
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
PCdoB do Ceará avalia eleição e aponta novos desafios
A Comissão Política Estadual do PCdoB/CE reuniu-se neste sábado (dia 11/10) para avaliar o processo eleitoral e definir algumas medidas para a nova situação política pós-eleitoral.
No Ceará as forças progressistas e democráticas obtiveram uma significativa vitória, consequência ao novo ciclo político iniciado com a eleição do governador Cid Gomes(PSB) e do Senador Inácio Arruda(PCdoB), em 2006. Por sua vez o PSDB e o DEM sofreram uma expressiva derrota e tiveram seus espaços politicos bastante reduzidos.
Leia abaixo a resolução aprovada pelo direção estadual do PCdoB:
Resolução da Comissão Política Estadual do PCdoB-CE
1- Encerrado o processo eleitoral, em reunião no dia 11 de outubro de 2008, a Comissão Política do PCdoB-Ceará, promoveu uma primeira análise dos resultados das urnas em 2008 no estado e definiu algumas medidas e orientações iniciais a serem implementadas.
2- As eleições tiveram um resultado bastante favorável às forças democráticas e progressistas, em particular aos partidos que apóiam o Presidente Lula e o Governador Cid Gomes. Além da reeleição da Prefeita Luizianne Lins, na capital, no primeiro turno, destaca-se a eleição de vários prefeitos em todo o estado, especialmente nas maiores cidades. Por outro lado, o PSDB e o DEM sofreram expressiva derrota com a redução do número de prefeitos eleitos, em geral limitando-se a cidades menores e deixando chamuscados seus principais líderes, respectivamente Tasso Jereissati e Moroni Torgan.
3- O PCdoB obteve significativa vitória, elegendo os prefeitos de Jucás, Graça, Potengi, Maranguape e Crateús, sendo estas últimas, duas das dez maiores cidades do estado, 4 vice-prefeitos e 56 vereadores distribuídos em 36 municípios, inclusive em cinco dos dez maiores do interior: Juazeiro do Norte, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, e Crateús. Em Fortaleza, onde o partido voltou a conquistar um mandato na Câmara Municipal, é necessária uma avaliação mais detalhada e multifacética da votação para vereador que, apesar de crescente, frustrou a expectativa da eleição de dois parlamentares.
Assim, o novo mapa político do Ceará coloca o PCdoB num patamar mais elevado tanto pelas vitórias obtidas, como pelo acúmulo de muita experiência, em especial nas disputas majoritárias do interior.
4- A par disso, houve também revezes que, como as vitórias, precisam ser detidamente analisadas, a fim de que todas as lições sejam tiradas no sentido dos comunistas continuarem avançando e consolidando posições no plano institucional. Em especial, merecem este cuidado as derrotas em Santana do Acaraú, São Benedito e Miraíma, todas três com condições de vitória. Neste sentido, além da direção estadual, é importante que cada Comitê Municipal reúna-se brevemente com o objetivo de avaliar o desempenho do PCdoB na sua cidade, colha a opinião dos militantes e filiados e cuide em definir as novas tarefas que o Partido terá daqui por diante.
5- Somam-se a esse outros desafios. Nas cidades em que o PCdoB elegeu prefeitos é hora de partir para o concreto, de transformar as propostas apresentadas na campanha em plano de governo para os próximos quatro anos, objetivando uma gestão exemplar. Para tanto é fundamental reunir o partido, os partidos aliados, a sociedade local e o movimento social na busca de sugestões e também da construção de uma ampla aliança política e social que ajude na condução dos destinos da cidade.
Também nas cidades em que o PCdoB apoiou prefeitos vitoriosos de outras legendas, é urgente agilizar articulações buscando assegurar espaços que permitam ao partido contribuir para o êxito dessas administrações.
Trabalho semelhante deve feito ser em todas as cidades onde foram eleitos vereadores do PCdoB, de modo a garantir bons mandatos. Inicia isso pela definição do posicionamento político coletivo frente ao Poder Executivo local.
Outra tarefa fundamental é a permanente busca de integração dos novos eleitos, sejam prefeitos, vices ou vereadores com os mandatos federais e estaduais, bem como uma cada vez mais íntima articulação deles com a nossa ação nos movimentos sociais.
6- A continuidade dos êxitos alcançados passa pelo fortalecimento e consolidação do PCdoB com o perfil e características que o distinguem. Dessa forma, é fundamental retomar o funcionamento pleno e assíduo das diversas instâncias partidárias, em especial, das direções municipais e estadual, ajustando o funcionamento das suas diversas secretarias. Ao longo da batalha eleitoral todo o Partido demonstrou grande capacidade de enfrentar desafios e superá-los. Tanto os candidatos como a militância partidária empenharam-se com afinco em busca do êxito do PCdoB. É preciso esforço e zelo no sentido de confirmar este nosso maior capital.
7- Com estes intuitos, de imediato, a direção estadual realizará já agora, em 25 de outubro, a reunião do Fórum de Prefeitos e Vices do PCdoB e, ainda em novembro, o Fórum de Vereadores.
8- Trilhando este caminho, os comunistas cearenses ocuparão novos espaços e conquistarão vitórias maiores!
Fortaleza, 11 de outubro de 2008
Comissão Política Estadual do PCdoB/Ce
Atualizada às 9:45h, do dia 12/10/08
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário