Rádio Chapada



quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Movimento Negro no Crato se reúne no Olhar no Dia da Consciência Negra





Nesta quinta-feira, dia 20, Negros e Negras de diversas regiões do país realizam atividades em memória ao Dia da Consciência Negra. O Movimento Negro da Região do Cariri realiza atividade festiva e reflexiva no Olhar Casa das Artes, localizado na Praça da Sé, a partir das 21 horas. O evento contará com recital poético, exposição de recortes de máscaras e muita musica afro-brasileira.

Em todo o País as manifestações públicas e atividades de 20 de novembro organizadas pelo Movimento Negro rememoram a ancestralidade negra, através de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra. Isso remete à capacidade dos descendentes de africanos reconhecer valores, heranças, culturas, fundamentos e aplicá-los nas diferentes situações do presente e para o futuro.

Dia da Consciência Negra é um Patrimônio Imaterial do Povo Brasileiro. Trata-se de uma generosa contribuição da população negra para construção da brasilidade, por isso Zumbi dos Palmares se encontra no Panteão dos Heróis Nacionais. Essa vitória tem grande significado político para o Movimento Negro e para a luta da população negra, pois quem tem poder de construir mito nacional, tem poder de construir a própria nação.

Na região do Cariri o Grupo de Valorização Negra do Cariri – Grunec e diversas pesquisas que vem sendo realizadas na URCA tem contribuído para o avanço da luta do movimento negro. O Projeto Leituras Negras desenvolvido pelo Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC em parceria com as organizações negras é um dos exemplos que vem contribuindo para uma consciência de africanidade.

Nenhum comentário: