Rádio Chapada



domingo, 2 de novembro de 2008

Lula Morais defende preservação de recursos para investimentos

O deputado Lula Morais (PCdoB) defendeu a importância da manutenção dos recursos para investimentos previstos no Orçamento para 2009. O deputado fez pronunciamento durante a sessão da Assembléia Legislativa desta quarta-feira (29/10), quando comentou a crise econômica mundial e a possibilidade de o Brasil ser atingido

Diante da crise, afirmou Lula Morais, há duas teses defendidas pelos parlamentares no Congresso Nacional, com relação ao Orçamento para 2009. A primeira de que é preciso haver corte nos gastos de custeio da máquina pública e em alguns investimentos. A segunda tese, defendida por Morais, é a de que o Brasil vive uma nova realidade em função dos investimentos que estão sendo feitos nos últimos anos e isso vem gerando um crescimento que não deve ser interrompido.

O deputado lembrou de reunião feita pelo governador Cid Gomes, na semana passada, com a bancada federal para discutir como serão mantidos os recursos orçamentários previstos no Orçamento da União para o Ceará. Segundo Lula, estão previstos mais de R$ 404 milhões para obras como a construção do pavilhão de feiras e eventos, a construção de hospitais e policlínicas no Interior, a compra de equipamentos para ampliação do Porto do Pecém e a construção do Centro Olímpico Cearense.

O deputado ressaltou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já assegurou que os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), inclusive os do Ceará, serão mantidos integralmente. “É preciso ressaltar a importância de manter os investimentos para que possamos preservar o crescimento e o desenvolvimento do nosso País”, defendeu.

Lula Morais avaliou que o modelo neoliberal, que pregava a regulação feita pelo próprio mercado e o Estado mínimo naufragou; e defendeu que é preciso reforçar a economia real, a força do trabalhador e a necessidade de ampliar a produção para gerar riquezas. “Agora se está utilizando ações completamente opostas às que eram pregadas, como o uso de dinheiro estatal para socorrer as instituições financeiras”, ressaltou.

No entanto, ele acredita que a tese do presidente Lula de que o Brasil poderá sair fortalecido da crise pode se concretizar. Segundo Lula Morais, o Brasil vem incentivando setores muito fortes e produtivos, como a agricultura familiar e a construção civil. Além disso, enquanto as grandes economias deverão crescer apenas 1%este ano, a previsão é de que o Brasil consiga crescer 3,5%.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Deputado Lula Morais

Nenhum comentário: