Rádio Chapada



sábado, 29 de outubro de 2011

Duas escolas do Crato serão beneficiadas com Laboratório de Arte Contemporânea



(foto) O famoso urinol de Marcel Duchamp imagem emblemática desse tipo de arte. Estudantes produzirão materiais e ações na área da arte contemporânea.

Experiência piloto em artes nas escolas será desenvolvida pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC, através da 18ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE, na cidade do Crato. Trata-se do Projeto Laboratório de Estudos, Vivencias e Experimentos em Arte Contemporânea – LEVE Arte Contemporânea que será desenvolvido com os alunos do Colégio Estadual Wilson Gonçalves e do Teodorico Tele de Quental. O objetivo do projeto é favorecer o contato dos estudantes com as produções artísticas, os espaços de circulação da arte e com os próprios artistas. As atividades do Laboratório constarão de visitações as instituições, ateliers, galerias, leituras visuais e teóricas e produção de trabalhos e ações experimentais no campo da arte contemporânea.

Os diretores das escolas estão confiantes na possibilidade de desenvolvimento cognitivo dos alunos. O Projeto funcionará no contra turno das aulas convencionais e terá inicio a partir desta segunda-feira, dia 31. Essa semana os alunos já estarão participando de atividades vivenciais e no sábado, dia 05 de novembro terão a sua primeira aula performance no centro da cidade, na oportunidade um artista irá ministrar aula e ao mesmo tempo fará a raspagem do cabelo e da barba, o que resultará posteriormente num material pedagógico para as aulas de artes.

Para a professora do Curso de Artes Visuais da Universidade Regional do Cariri – URCA, Nívia Uchôa essa experiência tem importância para o intercâmbio dos alunos com outros universos de pensamento, a partir da arte contemporânea e da cultura. Ela destaca que é necessário que o ensino de Artes nas escolas seja tratado de forma interdisciplinar e contextualizado.

A idéia do projeto nasceu a partir de uma experiência pedagógica em sala de aula desenvolvida numa escola da rede estadual do Crato, localizada no bairro mais populoso da cidade, o bairro Seminário. Em que os alunos tiveram a oportunidade fazer trabalhos no campo da arte que fugia da normalidade que estavam acostumados, como assistir aulas em baixo das arvores, subir em cima das cadeiras escolares, produzir espetáculos, vídeos e fazer trabalhos de artes nos espaços urbanos.

Coletivizando: Um vídeo para entender a coragem dos militantes do PCdoB

Coletivizando: Um vídeo para entender a coragem dos militantes do PCdoB

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Coletivizando: A luta continua - Paulo Vinícius Silva

Coletivizando: A luta continua - Paulo Vinícius Silva: Não me desespero, nem mesmo triste me permito ficar. Diante da ofensiva da direita e de seu poder, do oportunismo suicida da "ultra-esquerda...

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Seminário pretende integrar novos membros no Coletivo Camaradas





O Coletivo Camaradas realizará neste sábado, dia 29, a partir das 8h00, na sala de vídeo da Universidade Regional do Cariri – URCA, o Seminário “Entendendo o Coletivo Camaradas”. O evento pretende abordar a trajetória do grupo que tem uma atuação tanto na região do cariri, como nacionalmente e a sua concepção de arte.






O Seminário visa integrar novos membros ao grupo. O Coletivo Camaradas foi criado em 2007 e é composto por artistas, professores, produtores culturais, pesquisadores e estudantes. O grupo desenvolve um trabalho que mistura arte, estética, educação, cultura e política.






As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no local do Seminário. O evento dos “Camaradas” é aberto à participação do público que queira ingressar no Coletivo.

Serviço:
Seminário “Entendendo o Coletivo Camaradas
Dia 29 de outubro de 2011
Horário 8h00 às 17h00
Local: Sala de Vídeo da URCA
Informações: 88260008

Coletivizando: Camarada - Ali Primera - para você que faz a sua p...

Deixo para vocês essa canção, de Ali Primera, cantautor venezuelano que militou no Partido Comunista, para todas(os) os(as) camaradas que cerraram fileiras para defender o Partido de tão brutais e baixos ataques, mas não apenas. Vai para todos(as) que, vendo a situação, ousaram se solidarizar contra a injustiça, a mentira, e ergueram suas vozes pela democracia, contra o fascismo midiático em qualquer de suas manifestações.

Para todos(as) que sabem como é bonita a luta e a história dos comunistas, e que reconhecem tantos sonhos comuns que partilhamos e pelos quais lutamos, de justiça, de igualdade, de vida feliz, de paz, e que calam tão fundo em nós que mudam as nossas vidas, e dos quais jamais podemos esquecer, como não esquecemos. Sonhos que só conquistaremos juntos, e com as amplas maiorias injustiçadas e oprimidas.

Veja a versão que fiz, e logo abaixo a cifra, para quem deseje tocar no violão e guardar no peito.


Paulo Vinícius
Coletivizando: Camarada - Ali Primera - para você que faz a sua p...

sábado, 22 de outubro de 2011

Coletivizando: Entenda o que é o Partido da Imprensa Golpista (PIG)

Coletivizando: Entenda o que é o Partido da Imprensa Golpista (PIG)

BLOG DA DILMA: Dilma mantém Orlando no Esporte e recomenda serenidade e paciência

BLOG DA DILMA: Dilma mantém Orlando no Esporte e recomenda serenidade e paciência



Ministro se reuniu à noite com a presidenta para discutir seu futuro; segundo ele, sua saída não foi discutida
Lisandra Paraguassu e Rafael Moraes Moura


A presidenta Dilma Rousseff decidiu manter o ministro Orlando Silva no Esporte. Orlando foi chamado pela presidenta Dilma Rousseff no final da tarde desta sexta-feira, 21, para conversar. Orlando, que passou o dia em despachos internos no ministério, chegou ao Planalto pela entrada dos fundos pouco depois das 19h. Esperou cerca de meia hora até ser recebido por Dilma. Ao deixar a o Planalto, depois de uma hora e meia de conversa, o ministro afirmou que Dilma se mostrou ''tranquila e confiante'' e o orientou a ''continuar trabalhando''. Segundo o ministro, ela lhe recomendou serenidade e paciência e reafirmou confiança em seu trabalho.





"Foi um encontro para que eu esclarecesse todos os fatos, todas as acusações que tenho sofrido nos últimos dias. Dei detalhes, desmascarei todas as mentiras", afirmou Orlando. O ministro repetiu que havia pedido investigações à Polícia Federal e ao Ministério Público e aberto seus sigilos fiscal e bancário e que recebeu o apoio da presidenta.

Indagado se continuava no cargo, garantiu que sua saída nunca havia sido discutida. Afirmou que, depois de dar suas explicações, ainda conversou com Dilma sobre a agenda do ministério para as próximas semanas - uma visita do presidente da Federação Internacional de Futebol, Joseph Blatter e um programa para atletas olímpicos - e sobre os resultados do Panamericano de Guadalajara.

Visivelmente abatido, o ministro mostrava no rosto os efeitos da semana difícil. Ao final da entrevista concedida no Salão Nobre do Palácio do Planalto, era esperado pelo assessor especial da Presidência Marco Aurélio Garcia, de quem recebeu um forte abraço e palavras de apoio.

Orlando passou o dia despachando normalmente no ministério. Evitou conversar com a imprensa durante todo o dia, mas investiu em redigir uma longa nota, publicada no site do ministério, com explicações sobre todas as denúncias que surgiram ao longo dessa semana. Chegou ao Planalto no início da noite com o carro oficial, mas evitou a entrada principal e preferiu os fundos.

Com a agenda atrasada, a presidente recebeu primeiro o empresário Eike Batista e o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, que vieram tratar de investimentos em uma fábrica de Tablets no Brasil. Eram 19h40 quando a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto confirmou oficialmente que o ministro estava com a presidenta.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Coletivo Camaradas realizará seminário para abordar sua concepção de arte

O Seminário é uma oportunidade para quem tem interesse em conhecer e participar do Coletivo Camaradas.




Os coletivos de artes são formas organizativas de discutir e produzir arte na contemporaneidade. Uma das características dos coletivos espalhados no Brasil são a sua preocupação com os contextos sociais e políticos. Na região do Cariri, artistas, produtores e professores já estão organizados em coletivos, como é o caso do Coletivo Café com Gelo, Bando, Malugo, CUCA e as várias companhias teatrais.




O Coletivo Camaradas é um desses coletivos que mantém ações não só na região do Cariri, mas a nível nacional, através da Rede Programa de Interferência Ambiental – PIA e o Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA. Os Camaradas têm uma atuação que mistura arte, estética, educação, cultura e política, tendo como referencial teórico a concepção marxista.


Neste sentido, o Coletivo Camaradas realizará no dia 29 de outubro, na Universidade Regional do Cariri – URCA – Campus Pimenta, o Seminário “Entendo o Coletivo Camaradas”. O seminário é direcionado as pessoas que tem interesse em fazer parte da organização.

Serviço:
Seminário “Entendendo o Coletivo Camaradas”
Informações e inscrições:
(88) 99772082 E-mail: coletivocamaradas@gmail.com