Rádio Chapada



sábado, 27 de agosto de 2011

Repórter da Veja é flagrado em atividade criminosa contra José Dirceu

Com Osvaldo Bertolino em www.outroladodanoticia.com.br

Repórter da revista Veja é flagrado em atividade criminosa contra José Dirceu

Depois de abandonar todos os critérios jornalísticos, a revista Veja, por meio de um de seus repórteres, também abriu mão da legalidade e, numa prática criminosa, tentou invadir o apartamento no qual costumeiramente me hospedo em um hotel de Brasília.
AddThis Social Bookmark Button

Do Blog do Zé Dirceu


O ardil começou na tarde dessa quarta-feira (24/08), quando o jornalista Gustavo Nogueira Ribeiro, repórter da revista, se registrou na suíte 1607 do Hotel Nahoum, ao lado do quarto que tenho reservado. Alojado, sentiu-se à vontade para planejar seu próximo passo. Aproximou-se de uma camareira e, alegando estar hospedado no meu apartamento, simulou que havia perdido as chaves e pediu que a funcionária abrisse a porta.

O repórter não contava com a presteza da camareira, que não só resistiu às pressões como, imediatamente, informou à direção do hotel sobre a tentativa de invasão. Desmascarado, o infrator saiu às pressas do estabelecimento, sem fazer check out e dando calote na diária devida, ainda por cima. O hotel registrou a tentativa de violação de domicílio em boletim de ocorrência no 5º Distrito Policial.

A revista não parou por aí.


O jornalista voltou à carga. Fez-se passar por assessor da Prefeitura de Varginha, insistindo em deixar no meu quarto "documentos relevantes". Disse que se chamava Roberto, mas utilizou o mesmo número de celular que constava da ficha de entrada que preencheu com seu verdadeiro nome. O golpe não funcionou porque minha assessoria estranhou o contato e não recebeu os tais “documentos”.

Os procedimentos da Veja se assemelham a escândalo recentemente denunciado na Inglaterra. O tablóide News of the Word tinha como prática para apuração de notícias fazer escutas telefônicas ilegais. O jornal acabou fechado, seus proprietários respondem a processo, jornalistas foram demitidos e presos.

No meio da tarde da quinta-feira, depois de toda a movimentação criminosa do repórter Ribeiro para invadir meu apartamento, outro repórter da revista Veja entrou em contato com o argumento de estar apurando informações para uma reportagem sobre minhas atividades em Brasília.

Invasão de privacidade


O jornalista Daniel Pereira se achou no direito de invadir minha privacidade e meu direito de encontrar com quem quiser e, com a pauta pronta e manipulada, encaminhou perguntas por e-mail já em forma de respostas para praticar, mais uma vez, o antijornalismo e criar um factóide. Pereira fez três perguntas:

1 – Quando está em Brasília, o ex-ministro José Dirceu recebe agentes públicos – ministros, parlamentares, dirigentes de estatais – num hotel. Sobre o que conversam? Demandas empresariais? Votações no Congresso? Articulações políticas?

2 – Geralmente, de quem parte o convite para o encontro – do ex-ministro ou dos interlocutores?

3 – Com quais ministros do governo Dilma o ex-ministro José Dirceu conversou de forma reservada no hotel? Qual o assunto da conversa?

Preparação de uma farsa

Soube, por diversas fontes, que outras pessoas ligadas ao PT e ao governo foram procuradas e questionadas sobre suas relações comigo. Está evidente a preparação de uma farsa, incluindo recurso à ilegalidade, para novo ataque da revista contra minha honra e meus direitos.

Deixei o governo, não sou mais parlamentar. Sou cidadão brasileiro, militante político e dirigente partidário. Essas atribuições me concedem o dever e a legitimidade de receber companheiros e amigos, ocupem ou não cargos públicos, onde quer que seja, sem precisar dar satisfações à Veja acerca de minhas atividades. Essa revista notoriamente se transformou em um antro de práticas antidemocráticas, a serviço das forças conservadoras mais venais.

Confira abaixo as imagens do B.O. em detalhes; para ler os documentos em pdf clique nas imagens:

Image

clique aqui para ler o pdf do documento

Image

clique aqui para ler o documento

Image

Coletivizando: Dilma convoca centrais, mas não define pauta de reunião - Portal Vermelho

Coletivizando: Dilma convoca centrais, mas não define pauta de reunião - Portal Vermelho

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Professores em greve exigem apoio dos vereadores do Crato

Na ultima sessão da Câmara de Vereadores do Crato, dia 23, os professores em greve do Estado do Ceará apresentaram aos legisladores municipais os motivos que provocaram a greve e aproveitaram para exigir dos vereadores o apoio ao movimento, através da cobrança aos deputados estaduais que mantém vínculos partidários com os representantes do legislativo.

Os professores também cobraram que o Poder Legislativo Municipal encaminhasse um oficio ao Governador Cid Gomes solicitando a abertura imediata das negociações. Essa é uma estratégia que está sendo realizado em vários municípios cearenses pelos professores do Estado que estão em greve desde o dia 05 de agosto por conta do Governador Cid Gomes (PSB) ter abandonado a mesa de negociações e de ameaçar os professores com uma proposta que na visão dos educadores acaba com a carreira docente no Estado outro motivo foi o despeito ao cumprimento da lei do Piso Nacional da Educação.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Carta Aberta ao Povo do Cariri

Cariri, agosto de 2011.

Ao povo da Região do Cariri.

Por meio desta, queremos esclarecer a toda população os reais motivos da nossa paralisação, da nossa greve.

Servimo-nos de um dos versos de Patativa do Assaré, para falarmos da principal reivindicação: Que é o cumprimento da Lei do Piso e a não destruição da nossa carreira.

Se um dotô me perguntá
Se o verso sem rima presta,
Calado eu não vou ficá,
A minha resposta é esta:
— Sem a rima, a poesia
Perde arguma simpatia
E uma parte do primô;
Não merece munta parma,
É como o corpo sem arma
E o coração sem amô. (Patativa do Assaré)

Assim como o poeta mostra sua indignação,
Nós que somos professores com movimento e rumores,
Também mostramos a nossa.
Pois o governo do estado, com a sua rebeldia,
Rompeu a nossa poesia,
Desconstruiu nossos versos,
Pôs o Magistério pelo avesso.
Do piso ele fez o teto
E sem o menor afeto, pelos filhos de vocês,
Rasgou tudo que se fez na mesa de negociação,
Jogou tudo pelo chão;
E ditou sua vontade, toda cheia de maldade,
Se achando o dono da lei;
Qual carrasco do passado com o chicote na mão
Querendo que o professor trabalhe só por amor
E não por justo salário;
Isso não é hilário? Isso não é um terror?

“Não merece munta parma,
É como o corpo sem arma
E o coração sem amô”.


As professoras e professores em greve da rede estadual do Ceará reivindicam a aplicação do piso salarial nacional e a readequação do plano de carreira. A paralisação iniciada no dia 5 de agosto é motivada pela intransigência do governo de Cid Gomes (PSB) ao não aplicar a Lei do Piso com repercussão em toda a carreira. Pela tabela do governo 80% da categoria deixa de ser beneficiada. Pior ainda, com essa tabela, ele destrói o nosso atual Plano de Carreira, o qual teria que ser melhorado e não piorado ou extinto. A justificativa do governador é de que o Estado não tem recursos para cumprir a exigência da Lei do Piso. No entanto, a União disponibiliza recursos complementares para qualquer estado que prove não dispor de recursos suficientes para tal ação. O que não é o caso do Estado do Ceará. Por isso, cada vez fica mais clara a importância da luta organizada dos trabalhadores em educação das mais diversas camadas da população duramente atingidas por essas políticas.

A adesão da categoria é mais de 80%, principalmente no interior do estado. Não estamos de braços cruzados e sim ministrando Aulas Públicas em Praças, Manifestações e Articulações com outras Entidades e Professores para fortalecer o movimento.

Agradecemos as famílias e aos estudantes pelo apoio a nossa luta e deixamos bem claro que no momento que o governador abrir a mesa de negociação com o sindicato e seja esta, favorável a categoria retornaremos imediatamente as nossas escolas. Pois, este momento é desgastante e interfere no nosso real objetivo que é construir uma educação de qualidade.


O GOVERNADOR DIZ: “ PARE A GREVE PARA NEGOCIAR”. A NOSSA VOZ É: NEGOCIE GOVERNADOR PARA PARAR A GREVE.



• Professores(as) da Região do Cariri

domingo, 14 de agosto de 2011

Começa Festa da Cultura Popular no Crato



O 34º. Festival Folclórico do Cariri começa nesta segunda-feira, dia 15, à noite, no Centro Cultural do Araripe na cidade do Crato. Uma das novidades esse ano será a Mostra Fotográfica sobre cultura popular a partir da lente dos fotógrafos do Cariri. Como também a Mostra Nacional de Vídeo Brincantes realizada pelo Coletivo Camaradas. O Festival idealizado pelo poeta floclorista Eloi Teles de Morais é um evento que reúne a diversidade das manifestações artísticas da cultura popular do município.


Já a I Mostra Nacional de Vídeos Brincantes terá início no dia 18 e encerra dia 20, aonde serão exibidos vídeos dos Estados do Amapá, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e do Distrito Federal. Trabalhos. A mostra será realizado no horário das 18h30 às 20h00.


O festival será finalizado com cortejo no dia 22, com saída do Centro Cultural do Araripe para a Praça da Sé.

O que é isso? quer saber?


Então venha conferir essa e outras imagens na Exposição Pedaços Incubados – Alexandre Lucas ( É MUITO IMPORTANTE PARA MIM A SUA PARTICIPAÇÃO)
Dia 17 (Quarta-feira), às 19 horas, no Centro Cultural do Banco do Nordeste – CCBNB Cariri.


A exposição Pedaços Incubados é um desses trabalhos expositivos/interativos em que o público pode mexer e criar novas visualidades. A partir de fotos roubadas das redes sociais, me apropriei de fragmentos de partes do corpo humano, e as reproduziu criando imagens que nos remete a erotização e a novas possibilidades de criação. Você já imaginou ir para uma exposição na qual você é o artista?

O resultado da Exposição será a produção de um vídeo pedagógico assinado por mim e vários outros artistas convidados. Dentre eles Leo Dantas, Yasmine Morais, Allan Bastos, Tiago Sousa, Lilian Carvalho, Mônica Batista, Vítória Regia, Nívia Uchôa, Ulisses Germano...

Aguardo você lá! Qualquer dúvida me liga 99772082

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Louca ou artista? Você não pode perder!!!



Artista do Amapá realiza trabalho com Coletivo Camaradas no Cariri.




Educação, subversividade artística, perfomance, arte vida são temas que serão abordados pela artista/educadora do Amapá Maria Pinho Gemaque – Mapige, nesta terça-feira, às 19 horas, no Salão de Atos da URCA – Campus Pimenta. O evento “Louca ou Artista: Afinal, quais são as implicações da produção performática para o ensino de arte? ” é uma iniciativa do Coletivo Camaradas, através do Projeto de Residências Artísticas do Programa Nacional de Interferência Ambiental – PIA, uma rede nacional de grupos e artistas, o qual, os Camaradas fazem parte.


Além deste trabalho serão realizadas algumas performances surpresas pela região do Cariri. Para artista que desenvolve um trabalho em sala de aula, ela frisa que “pode perceber que quanto mais o professor identifica o cotidiano dos alunos através das performances, mais chance sua subjetividade terá para formar um sujeito critico, aberto, interativo e falante com as práticas sociais que estão a mercê da visualidade dos alunos”.


A conversa/performance é aberta para o público e abordará questões de interesse de estudantes e professores de artes, artistas da área do teatro, da dança e das artes visuais.


As residências artísticas propostas pelos Coletivo Camaradas é uma espécie de troca de gentilezas entre artistas e grupos do Brasil. Dentro desta perspectiva estão sendo articuladas através do PIA vários intercâmbios nos estados do Rio de Janeiro, Acre, São Paulo, Bahia, Amapá, Piauí e Ceará.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Coletivizando: UJS lança documento com suas opiniões acerca da 2ª Conferência Nacional da Juventude

Coletivizando: UJS lança documento com suas opiniões acerca da 2ª Conferência Nacional da Juventude

Pesquisadores e brincantes conversam sobre Cultura Popular na URCA



O que é cultura popular? É o tema da roda de conversa realizada pelo Projeto “No Terreiro dos Brincantes” desenvolvido pela Universidade Regional do Cariri – URCA, através do Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC.

A roda de conversa acontecerá dia 03 de agosto (quarta-feira), às 19 horas, no Salão de Atos da URCA e contará com participação da Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e coordenadora do Núcleo de Estudos Regionais da URCA , atuando nas áreas de Religião, Cultura Popular e Patrimônio Imaterial, Renata Marinho Paz; do dramaturgo, folclorista e pesquisador de cultura popular, Cacá Araújo; do pesquisador, artista/educador e integrante da União dos Artistas da Terra da Mãe de Deus, Jean Alex e da Mestra Mazé do Reisado Dedé de Luna.



A intenção do evento é propiciar uma aproximação entre os pesquisadores e os brincantes, além de possibilitar que o público tenha a oportunidade de escutar os próprios feitores da cultura popular.


O evento faz parte das ações de formação/vivencia dos monitores do Projeto “No Terreiro dos Brincantes”, além deste momento que é aberto aos interessados no assunto. Os monitores terão ainda oficinas sobre noções de fotografia, filmagem, roteiro e produção cultural.


Essas são etapas preparatórias para a segunda edição do Projeto que visa produzir documentários de curta duração sobre cultura popular, os quais são disponibilizados na Internet e as escolas, pesquisadores e brincantes.


De acordo com a monitora do Projeto No Terreiro dos Brincantes, Alyne Feitosa esse é momento para aprofundar o conhecimento sobre cultura popular e ressalta a importância de reunir no evento o erudito e o popular para compreensão estética, artística e cultural do povo do Cariri.


Para o professor doutor Roberto Siebra, atual diretor do Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC, essa roda de conversa possibilita que a universidade se aproxime do conhecimento valoroso das manifestações populares. Ele enfatiza que esse conhecimento é na maioria das vezes desprezado por uma elite intelectual.